segunda-feira, 11 de junho de 2012

Centro de noite

Centro de Noite é uma resposta social, desenvolvida em equipamento, que tem por finalidade o acolhimento nocturno, prioritariamente para pessoas idosas com autonomia que, por vivenciarem situações de solidão, isolamento ou insegurança necessitam de suporte de acompanhamento durante a noite.
Esta resposta social para pessoas idosas integra a carta social do governo da república (Despacho do Senhor Secretário de Estado da Segurança Social,  de 2006.01.19)
Com o  novo ministro da respectiva pasta, esta resposta sai reforçada e parece ter ainda maior abertura para a sua criação e implantação. 
Aliás, em nosso entender, estas respostas sociais, mais leves e mais flexíveis, deveriam ser elegíveis antes de outras. E assim parece estar a acontecer. Basta fazer uma ligeira pesquisa na net,  para se verificar que há vários centros de noite espalhados pelo país e continuam a fazer-se inaugurações deste tipo de equipamentos. Como aqui (1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, ...)
Ao contrário, em S. Miguel, o Centro Social vai passar a agência de arrendamento de habitações.
É o que faz falta aos idosos de S. Miguel ? Penso que não. O que faz falta é um centro de noite, por ser a resposta mais adequada aos idosos, mais económica, mais humana, de maior proximidade.
Em S. Miguel pelos vistos é ou lar ou nada.
Um idoso pode, assim, ir ocupar um lugar num lar fora da sua terra, mais caro, mais desenraizado, mais desumano quando podia ter uma resposta na sua terra, podia continuar ligado à sua casa, podia ficar ligado às pessoas significativas.
Lá poder podia mas não era a mesma coisa.

Sem comentários:

Enviar um comentário