segunda-feira, 11 de junho de 2012

Casas sociais ?

Depois de centro de vida assistida, mini-residências, casas de acolhimento, agora são casas sociais. A notícia vem no Reconquista de 06/06/2012. Transcrevemos, com a devida vénia.
S. Miguel d’Acha: Casas sociais acolhem idosos
  
O Centro Social e Paroquial de S. Miguel d'Acha foi dotado de algumas residências de caráter social, destinadas a alojamento autónomo. Esta nova valência permite aos seus utilizadores, se assim o desejarem, o acesso aos serviços da instituição de solidariedade, nomeadamente limpeza, refeições, tratamento de roupas e outros que podem ir até ao apoio domiciliário.
Com capacidade para duas pessoas, cada residência encontra-se completamente equipada, incluindo um quarto duplo, ‘kitchenet', casa de banho completa, uma sala de estar e uma outra pequena divisão.
As residências situam-se ao lado das instalações do Centro de Dia, numa quinta no interior da freguesia. "Estas pequenas casas garantem a tranquilidade dos seus utilizadores, assegurando a sua completa autonomia, exceto nos serviços que vierem a ser contratualizados ao Centro Social e Paroquial", refere António Gil, da direção da instituição.
Não se tratando de um Lar ou serviço de internamento, estas habitações vêm ao encontro de algumas necessidades que se têm revelado, quer por utentes do Centro Social e Paroquial quer por outros interessados, não existindo qualquer vínculo funcional entre esta instituição e os futuros residentes, para além da cedência das referidas residências.
Prioritariamente destinados a residentes ou naturais de São Miguel de Acha, que ainda revelem autonomia funcional, estes alojamentos pretendem dar resposta a situações de pessoas cujas habitações não apresentem as condições básicas, mas também se pretende que a sua utilização propicie o regresso de alguns naturais da localidade à sua terra e que aqui não tenham residência própria. "Para além destas situações prioritárias, a instituição não coloca obstáculos a outros interessados, mesmo provenientes de outras localidades, desde que se enquadrem nas condições de funcionamento definidas em regulamento específico"; continua António Gil.
Estando concluído o processo de equipamento das residências, o Centro Social e Paroquial de São Miguel de Acha abriu as inscrições aos interessados nestes alojamentos, de modo a que, no final do corrente mês de junho, se possa proceder à seriação das candidaturas e iniciar o alojamento das pessoas.

Sem comentários:

Enviar um comentário