sábado, 10 de novembro de 2012

3º Festival ... para os sentidos

Principalmente para o gosto mas também para o olfacto, para a visão, a audição...

"Na ponta da língua  sentimos os sabores doces; os amargos ao fundo; os ácidos dos lados; e os salgados por toda a superfície da língua, mas sobretudo à frente. A língua é como um reino dividido em principados, de acordo com o talento sensorial. É como se todos os que vêem vivessem a leste, os que ouvem a oeste, os que têm gosto a sul e os que palpam a norte. Um sabor que viajasse através de um tal reino."
...
"O cheiro contribui fortemente para o gosto. Sem cheiro, o vinho continuaria a inebriar-nos e a acalmar-nos mas muito do seu encanto desapareceria. É frequente cheirarmos as coisas antes de prová-las e às vezes é o bastante para salivarmos..."
(Diane Ackerman, Uma história natural dos sentidos, Círculo de Leitores)

O risoto de cogumelos era excelente. Os licores de figo da índia e de romã, exóticos... E dos vinhos já conheço a qualidade dos outros Súbito, espero bastante mais deste Reserva, "vinho de cor profunda, aroma de amoras pretas e frutos silvestres..."


O gosto é também o sentido social. Reencontrar os amigos e os companheiros de infância, só para isso já valia a pena este Festival.